sábado, 31 de outubro de 2015

Qual o melhor momento para começar o estágio?

O que é melhor para a carreira: procurar estágio logo no começo da faculdade ou esperar pelos últimos anos? Não existe uma regra, mas os especialistas reconhecem a importância de começar a fazer alguma atividade relacionada ao trabalho o mais cedo possível. “Quem está estudando deve fazer um ou mais estágios sejam remunerados ou não. O aluno ganhará segurança e desenvoltura para participar de seleções no futuro”, explica Neli Barboza, diretora da consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos. Para Fábia Barros, gerente de projetos da Foco Talentos, a participação em atividades dentro ou fora da universidade agregam qualidades valorizadas pelas empresas, como organização, iniciativa e criatividade. “O importante é experimentar de tudo para agregar conhecimentos. As empresas apreciam muito quem tem disposição para aprender”.

Vamos deixar claro: começar não significa necessariamente assinar um contrato com horário fixo e rotina diária de segunda à sexta. O estudante precisa tentar descobrir que tipo de atividades podem acrescentar mais à sua formação. Muitos universitários preferem dedicar-se integralmente ao curso que escolheram, estudar e acompanhar palestras na área. Quem ainda tem o inglês fraco, pode ganhar mais investindo no estudo do idioma do que em um estágio, por exemplo. Também há boa opções para considerar na própria faculdade. Muitas oferecem monitorias e a chance de participar de empresas júnior.


Os especialistas também lembram que o período universitário é ideal para planejar uma carreira profissional. Sugerem que visitar empresas e fazer estágios mais curtos em algumas delas também pode ser proveito. Nos Estados Unidos e em alguns países onde a legislação trabalhista é menos rígida é comum os jovens trabalharem e estudarem desde o segundo grau e passarem por várias empresas até iniciarem uma carreira. No Brasil, as regras impedem essa movimentação mas existem muitas oportunidades de trabalho temporário. Todas essas atividades são iniciativas valorizadas pelas empresas.


Naturalmente, a maior parte dessas sugestões só vale para quem não precisa do dinheiro do estágio para completar a renda, ou para pagar a faculdade. Para esses, a questão da hora já está respondida: imediatamente
Originalmente publicado em: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/formacao/a+melhor+hora+para+comecar+um+estagio/n1237763838333.html

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como se comportar em uma dinâmica em grupo

por Fernanda Bottoni
Controlar o nervosismo na hora da dinâmica de grupo é praticamente impossível, mas, com essas recomendações de Fernanda Montero, gerente da Cia de Talentos, você certamente vai aumentar suas chances de chamar a atenção do recrutador – positivamente, é claro.
Não assuma um personagem: Essa é a regra número um de quem quer se destacar entre os concorrentes. Cada Dinâmica de Grupo tem propósitos bem definidos. Enquanto uma pode estar em busca de candidatos extrovertidos com alto potencial de liderança, outra pode focar profissionais com perfil mais analítico e organizado.
“Se você fizer o papel do organizado e proativo e a empresa não estiver buscando isso, vai eliminar suas chances à toa”, explica Fernanda. Ou seja, como você não sabe exatamente o que a empresa busca, o mais confiável é você ser do jeito que é, sem máscaras.
Participe das atividades: Uma dinâmica de grupo dura, em média, de duas a três horas. É esse o intervalo que o recrutador tem para avaliar todos os candidatos e o instrumento que ele usa para essa avaliação são as atividades propostas. Por isso, se você entrar mudo e sair calado, ninguém terá como adivinhar suas qualidades.
“Aproveite o tempo para se mostrar, contar quem você é, trazer informações relevantes. É isso o que podemos avaliar nessa etapa”, diz Fernanda. Portanto, mesmo que você seja tímido, tente se esforçar para demonstrar seu potencial. Beleza, apenas, não conta nessa hora.
Não exagere a dose: É preciso ressaltar que a participação nas atividades deve ser feita com bom senso, sem exageros. Por favor, não queira ser aquele que fala o tempo todo e quer aparecer mais do que todos, pois isso vai acabar mesmo é irritando o recrutador. Não custa lembrar: é mito que quem fala mais e mais alto sempre leva a melhor nessa etapa, ok?
Estude a empresa: Antes de se candidatar a uma vaga, estude a empresa em questão. Saiba o que ela faz, a que segmento pertence, qual sua cultura etc. Depois, pense que tipo de profissional essa empresa deve estar buscando. “Um banco, por exemplo, costuma ter estrutura mais engessada, que permite pouca inovação”, diz Fernanda.
Portanto, ela recomenda: quem gosta de inovar pode focar mais em empresas de bens de consumo, por exemplo. “Pensar nessas informações sobre a empresa pode ajudar na hora da dinâmica porque você vai ter mais ou menos ideia do que o recrutador está buscando e do que precisa demonstrar para ele.”
Conheça seus pontos fortes e fracos: O auto-conhecimento é muito importante em toda a vida profissional. Claro que não é na dinâmica de grupo que você vai resolver seus pontos fracos, mas você pode, sim, destacar o que faz melhor e ganhar pontos com isso.
Não desista: Não é porque você não foi selecionado numa dinâmica que sua vida profissional é um fracasso. Isso pode acontecer basicamente por dois motivos. O mais comum é que você não tenha as competências específicas que eram buscadas para a vaga em questão. Você certamente tem outras que serão valorizadas por outras empresas ou simplesmente em outros cargos.
O segundo motivo é que todo mundo tem dias ruins. Talvez você fosse, de fato, o candidato mais apropriado para aquela função, mas, por qualquer motivo, não conseguiu demonstrar isso durante as duas ou três horas em que participou das atividades. “Há vários casos de candidatos reprovados uma ou duas vezes que, na terceira, conseguem se sair muito bem”, diz Fernanda. A dica? Prometa-se melhorar da próxima vez… e bola para frente.
- See more at: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/prepare-se-para-dinamica-de-grupo/#sthash.W12AWUhz.dpuf

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Filme Um Senhor Estagiário

Não sei se todo mundo visitou as telinhas recentemente, mas hoje vamos falar de um filme que tem tudo haver com a gente e ao mesmo tempo fala em encontro de diferentes gerações, humildade, respeito ao próximo e novas amizades. O filme que eu estou falando é o Um Senhor Estagiário, que estrela Robert De Niro e Anne Hathaway, onde Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.



Gente esse filme é muito fofo, ele tem uma lição de moral muito bonita, uma delícia de assistir, aqueles que você sai contente do cinema!! VALE MUITO A PENA!!!

Dilemas que assombram um estagiário

A vida de um estagiário nunca foi fácil...Trabalhar e estudar são duas coisas que já são complicadas, juntas então elas são o próprio Satanás. Para lidar com ele, é preciso saber conciliar os dois mundos, dar prioridade a algum, abrir mão do outro...Essas são sempre as escolhas, é muito difícil ser Hannah Montana e ter o melhor dos dois mundos. Por isso, a consultoria People on Time decidiu simular todas essas situações em um jogo virtual chamado A Hora do Estágio. Algum dos dilemas que rolam no jogo são:

1. Perguntar ou não ao chefe uma dúvida?

Resposta: Sempre pergunte, mas busque sempre tentar perguntar de maneira inteligente e que levem ao entendimento. O momento de perguntar é sempre melhor quando a dúvida é criada, nunca deixe para depois. 

2. Como administrar o tempo entre estudo, trabalho e vida social?


Resposta: Seja organizado, analise o tempo que você precisa dedicar para cada parte da sua vida, quanto tempo você leva para estudar, quanto tempo leva para terminar as atividades do trabalho e também seu tempo de descanso. É sempre muito difícil manter esses três componentes balanceados, mas sempre tente se alimentar bem, dormir bem, e cumprir com suas atividades tudo dentro dos horários estabelecidos, não favorecendo uns sobre outros. 

3. Quanto tempo ficar em cada estágio?


Resposta: É recomendado que se fique pelo menos de um semestre e no máximo um ano. O importante do estágio é conhecer as áreas da profissão, e ficar mais tempo pode prejudicar a sua diversidade e conhecer outros lugares. Mas se você sentir que está decidido aonde está, que gosta do que faz, na hora que sair você vai sentir muita confiança e certeza no que vai procurar da próxima vez.


Dicas para o seu primeiro dia de trabalho

1. Seja pontual 


2. Atenção a Aparência


3. Seja educado e discreto


4. Cuidado com a linguagem corporal e verbal


5. Fuja de fofocas e panelinhas 


E que cores escolher para as unhas?

2- claras

brancas 
francesinha 
bege 
nude 
rosinha 

e ai, usariam??

E que cores escolher para as unhas?

Essas escolhas são mais pessoais. Mas opte por cores mais neutras e descretos. Ai vão algumas dicas: 

1- escuras

preto 

marrom 

cinza 
vermelho 
laranja queimado 

Penteados fáceis de fazer em casa para trabalhar!

2- cabelo solto

princesinha 
com acessórios 
com trança 
semi coque 
tiaras, lenços, fitas, lacinhos 

e ai gostaram?

Penteados fáceis de fazer em casa para trabalhar!

Ir todo dia com o cabelo solto ou com um rabo básico cansa né? É legal variar o cabelo também no ambiente de trabalho. Ai vao algumas dicas de penteadinhos fácinhos de se fazer em casa e que dao um super UP no Look do dia a dia!

1- cabelo preso

coque baixinho 
 trança 
rabo de cavalo arrumadinho 
coque alto 
coque arrumado 
trançado com um nó 

Eu escolho sapato alto!

Bom, se sua escolha do dia é essa, ai vão algumas dicas de saltos que são menos nocivos a você e que sejam apropriados para o trabalho:

1- salto médio e grosso



2- salto baixo e fino



E ai, curtiram?

5 gafes que você não pode cometer em uma entrevista de Emprego

1. Falar mal do chefe ou emprego anterior. 



2. Deixar smartphones a vista e ligados. 


3. Fazer comentário sem pensar. 


4. Não saber nada sobre a empresa contratante

5. Chegar atrasado


Sapato com salto ou sem salto?

Primeiramente, convenhamos que uma mulher de salto sempre fica mais bonita e mais elegante. Por outro lado, não são todas as mulheres que gostam e se sentem confortável com um sapato mais alto. É importante ressaltar que a saúde do seu pé é tão valiosa quanto a do resto do seu corpo. A imagem a seguir ilustra o que acontece com o nosso corpo quando usamos salto alto. Eles são lindos e deixam qualquer uma com pernas alongadas e silhueta mais fina. Mas será que vale  a pena todo o risco?





Estagiários tem os mesmos direitos que Funcionários?




Não, porque não cria vínculo empregatício com a empresa. Nós pobres estagiários, quando terminamos nossa missão, não temos direito a 13º salário, aviso prévio, pagamento de férias ou seguro desemprego. Mas sempre exija que assinem a sua carteira de trabalho! Não ao trabalho escravo!!!

10 Cursos que garantem salário alto durante o estágio



Que acessórios devo usar...?

Oi pessoal. Depois das roupas e sapatos, os estagiários sempre ficam com duvida sobre o que combinar com o Look. Ai vão algumas dicas:

1-  dourados
Combinam com looks neutros mas especialmente com o preto. Lembre-se que quanto mais simples o look mais você pode abusar dos acessórios.



2- prateados



E ai gostaram? Até a proxima!